BOAS VINDAS AOS NOSSOS DISCENTES

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DO UNIFESO DÁ AS BOAS VINDAS AOS SEUS ACADEMICOS E DESEJA A TODOS UM EXCELENTE PERÍODO!!!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

DIRETÓRIO ACADEMICO E RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2010




CAFÉ DA MANHA PARA RECEPCIONAR OS CALOUROS...


COBRAF 2009, SOCERJ 2009, FORUM ACADEMICO CCS 2009





























FESTA DE NATAL 2008...





























PALESTRA ESCOLA DE POSTURA - MARÇO 2007







7ª TURMA DO CURSO DE FISIOTERAPIA ...


6ª TURMA DO CURSO DE FISIOTERAPIA- 2009-01


5ª TURMA DO CURSO DE FISIOTERAPIA...2008-02


3ª TURMA DO CURSO DE FISIOTERAPIA...2007.02


Estímulo à estágios extra curriculares em Instituições conveniadas.

Estímulo à estágios não obrigatório em Instituições conveniadas, cumprindo as exigências da Lei nº 11.788 de 24.09.08.

Os academicos do curso de Fisioterapia do UNIFESO têm excelente indice de aprovação nas seleções de estagiários dos diferentes Hospitais Federais, Estaduais e Instituições de saúde do Rio de Janeiro.

Alguns deles:

  • Hospital da Policia Militar do RJ
  • Hospital Pedro Ernesto
  • Rede de Hospitais D'or
  • Outros

INSTALAÇÕES FÍSICAS E CENÁRIOS DE PRÁTICA

O Curso de Graduação em Fisioterapia tem à sua disposição: salas amplas e ventiladas, com mobiliários adequados, além de laboratórios didáticos, de pesquisa e de habilidades.

Os cenários de prática e assistência são formados de ambulatórios da Clínica-Escola de Fisioterapia do UNIFESO / Enfermarias do Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Otaviano – HCTCO. São cenários amplos e equipados, atendendo as principais áreas de atuação fisioterapêuticas: ortopedia, neurologia, uroginecologia, cardiologia, pediatria, geriatria, pneumologia, dentre outras. Além de vivências em Unidades de Saúde da Família em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Teresópolis.

Os estudantes são atendidos, individualmente, ou em grupos, em Sala de Acolhimento, equipada com computadores e recursos áudio-visuais, além de participarem de conferências em salas de multimídia e auditórios.

CORPO DOCENTE

O corpo de docente do Curso de Graduação em Fisioterapia é formado por profissionais titulados, com experiência profissional e que facilitam a aproximação com estudantes, inclusive, em cenário de prática.

A Instituição incentiva e estimula a participação de docentes e discentes em eventos científicos sejam como ouvintes, palestrantes (com apresentação de pôsteres ou oral), pois considera de extrema importância para a formação profissional.

Para atender as demandas do Curso de Graduação em Fisioterapia, além de docentes e gestores, conta-se com a colaboração de funcionários técnicos administrativos que possuem uma formação adequada à função desempenhada.

MUDANÇA CURRICULAR

A partir de 2007, co-existem 2 currículos no Curso de Fisioterapia: o novo, com distribuição modular até o 8º período – atualmente com turmas do 1º ao 7º períodos – e o antigo, distribuído por disciplinas, abrangendo do 8º ao 10º período.
O desenho curricular está direcionado por quatro eixos de formação: O ser humano em sua dimensão biológica; O ser humano e sua inserção social; Aproximação ao trabalho em saúde e Aproximação a uma prática específica em saúde.
A partir do 1º período, os estudantes são inseridos em cenários de prática de acordo com a complexidade de compreensão dos casos abordados, sendo no 9º período o ingresso no Estágio Curricular Integrado, atuando em diferentes áreas de conhecimento. As aproximações com cenários de prática norteiam o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, que é obrigatório para a formação profissional do estudante do Curso de Graduação em Fisioterapia do UNIFESO.
Sendo assim, destacam-se:

- Participação e vivências em cenários de prática, a partir do 1º período, atendendo ao conteúdo previsto em cada período;
- Utilização de instalações físicas e de equipamentos que visam promover a integração teoria/prática;
- Disponibilidade e incentivo à Iniciação Científica, Monitorias, Atividades Complementares, Projetos Sociais e estímulo à extensão.

POLITICAS DO CURSO DE FISIOTERAPIA

As políticas para o Curso de Fisioterapia do UNIFESO estão definidas no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o que garante estreita relação entre a gestão do curso e a Instituição. O Curso vincula-se ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), tendo como instâncias decisórias de gestão acadêmica a Coordenação e o Colegiado de Curso, este último com representação discente e docente de acordo com o Regimento Geral da Instituição. O Curso conta com comissões para garantir a governabilidade e mudanças necessárias, as quais compõem o NDE, formado, preferencialmente, por docentes fisioterapeutas, com pós-graduação stricto sensu e regime de trabalho integral. O Projeto Político Pedagógico é orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), com o objetivo de formar um fisioterapeuta generalista, humanista, crítico e reflexivo capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde.